quinta-feira, 7 de outubro de 2010

.:Opinião:.

Muitas coisas ganham formas e sentidos n'um bar. Na mesa d'um bar, alias. Verdades se revelam.
E mesmo na informalidade isso é um negócio complicado: Dar pitaco.Opinião.
E opinião é algo que todo mundo tem, mas nem sempre a respeito de qualquer assunto.
Você pergunta pra alguém: "E aí? O segundo turno: Serra ou Dilma?". 

Nem sempre o ‘opção’ vem acompanhada de uma ‘explicação’. E aí que tá: Opinião requer explicação? Tudo tem uma razão e todo raciocínio deve seguir um linha. Ter lógica. Será?
Tem que ter muita coragem pra falar. Dizer o que se pensa, explicar, dar nome aos bois. Tudo isso reverbera em uma única palavra: Responsabilidade.
Mas calar, na minha opinião, é muito pior. Arcar com as conseqüências do próprio pensamento é morte. Dor na consciência existe pra quem não fala o que pensa.
Enfim, é necessário muito mais coragem para ficar em silêncio. Parece maluquice, mas não se manifestar requer muita habilidade. E prática de anos.

Em uma das minhas conversas de bar, falando sobre a ideia de criar um blog, eu ouvi de um (futuro) amigo que jornalista tem que ser imparcial (e não é esse o meu caso, pelos dois motivos: não sou nem jornalista e tão pouco gosto de imparcialidade). Questionar. Dizer algo a respeito de um todo. A definição foi: Jornalista INFORMA. FORMAR é pra outra área.

E tudo isso pra dizer: Sexta -feira? Conversa de bar? E cerveja pra regar?

Um comentário:

Diego Pereira disse...

Parabéns pelo post e pelas sabias palavras.. Um beijoo

Quem vos fala

Minha foto
Brazil
Sou aquela que dança quando a música acaba.